2 de setembro de 2016

Dicas e diy de estudo | Regresso às aulas

Hey Perfects!

Antes de tudo, gostas da nova introdução? Agora são os/as meus/minhas Perfects; Que acham? Gostaram? 

E tenho uma novidade para vocês! Bem, como vocês já devem de ter percebido pelo título, hoje é o primeiro post dedicado ao regresso às aulas! YUPII!
Quem me segue no snapchat e no insta já deve de saber mas, para aqueles que não me seguem em nenhuma dessas redes sociais, ficam agora a saber que estas primeiras semanas de setembro (até às aulas começarem) vão haver dois posts por semana, um à segunda e um à sexta! 

E agora, sem mais demoras vou começar o que realmente vim aqui fazer. Aqui estão, para vocês, as minhas dicas e um ou outro diy para vos ajudar a estudar melhor e para conseguirem obter melhores resultados. Vamos ver quais são?

Usa roupa confortável


Fato de treino ou calções e uma camisola larga, deixo isso à vossa escolha. Podem usar qualquer roupa com que se sintam confortáveis, mas evitem usar pijama. Se vocês se sentirem confortáveis desde o início, não terão tantos motivos para pararem os vossos estudos.

Canto de estudo organizado


Arruma sempre uma vez por semana o teu canto de estudo. Tenta deixá-lo o mais limpo e confortável possível para que, quando forem estudar, não tenham de estar a perder tempo a arrumar tudo.

Tem tudo a teu lado


Antes de começares a estudar coloca um copo (ou garrafa) de água (ou outra bebida que queiras), uns snacks (sandes, nozes, ursinhos de goma, etc), todos os livros, cadernos e materiais de precisas (P.S: lembra-te de colocar alguns materiais, como lápis, canetas e borrachas, de reserva para que, caso os que estás a usar acabem, tenhas outros para usar, sem precisares de sair do teu local de estudo

Bebe bastante água


Bem, esta é uma dica que eu não costumo usar muito. Mas vocês, se quiserem claro, devem usá-la! Beber bastante água durante o estudo vai manter-vos hidratados, o que é muito importante.
Sinceramente, eu prefiro beber uma boa chávena de café ou chá. Se vocês são como eu, e preferem chá ou café a água durante os estudos, então recomendo-vos que bebam chá verde. Em 2004, uma universidade da Suécia, divulgou uma pesquisa que revela que o chá verde melhora algumas funções do cérebro, em particular, a memória.

Faz pausas!


Esta de certeza de que vai ser a dica preferida de todos. Façam pausas! Estudem entre 50 a 80 minutos e depois façam uma pausa de 10 a 15 minutos. Aproveita para ler, ouvir música, darem uma olhada nas vossas redes sociais, verem blogs ou canais de youtube ou até mesmo para dormirem um pouco.Não pressionem demasiado o vosso cérebro, ele também merece um bocado de descanso, mas não é para abusarem do tempo de pausa!

Estuda sozinha ou com amigos?


Estudar sozinha/o ou com amigos: qual é melhor? Bem, depende da ocasião.
Se tiveres a aprender matéria nova, então é melhor estudares sozinho. Quando já souberes mais ou menos a matéria podes estudar com os teus amigos.

Faz cartões de estudo


Estes cartões de estudo são super fáceis de fazer. Basta cortarem vários retângulos de um bocado de cartolina. Neles escrevam a matéria mais importante ou aquela que vocês ainda não sabem muito bem. Assim podem levá-los convosco na vossa mochila e lê-los quando vão no autocarro ou até mesmo alguns minutos antes do teste.

Usa uma canção


Se não gostares da ideia dos cartões, podes pegar no ritmo de uma música que gostes é troca a letra pela matéria em que estás a ter problemas em memorizar.

Masca chiclas 


Escolhe um sabor e marca de chiclas que gostes e masca um enquanto estudas e outra durante o teste. Vai ajudar a lembrares-te do que lês-te enquanto estudavas.

Usa perfume


Caso os teus professores sejam como os meus e não te deixem mascar chiclas durante os testes, então podes optar por esta dica. Usa um perfume que gostes enquanto estás a estudar e, pouco antes de entrares para o teste, coloca o mesmo perfume. Vai ter um efeito equivalente ao da dica anterior.


Não te consegues concentrar enquanto estás a estudar? Distrais-te sempre com o telemóvel, computador e as redes sociais? Então continua a ler!


Varal de autocontrole


Para este pequeno diy vão precisar de imprimir os ícones do que mais te distrai. No meu caso, imprimi o ícone do instagram, facebook, snapchat, blogger (que está a representar o meu blog) e de game of thrones (que está a representar as séries em geral). Depois pega num post-it para cada ícone que imprimiste e limita-te a um certo número de vezes para visitares por dia. Eu, por exemplo, limitei-me a 3 episódios por dia, 3 vezes para ir ao instagram, 2 vezes ao blog, 3 ao facebook/messenger e 5 ao snapchat. Pega nos post-it's que falei à pouco e recorta a parte seca de acordo com o número de vezes a que te limitaste. Deve de ficar algo assim do género:


Assim, sempre que vires, por exemplo, um episódio, rasgas a parte do post-it correspondente. Quando acabarem as vezes a que te limitaste, não podes ir lá mais durante o resto do dia.
Não vale fazer batota!


Aplicação de autocontrole


Caso não te dês bem com a outra dica de autocontrole, tens esta opção: baixa uma aplicação de autocontrole. Há várias pela Internet, mas a que eu uso para o computador chama-se: SelfControl e quando a baixas, fica como uma extensão no chrome.


Mas para além destas, para computador, também há a Cold Turkey. Esta aplicação existe também para o telemóvel.
Quando vocês abrem a aplicação, no computador, vocês podem colocar os links das páginas que mais vos distraem (ex: facebook, youtube, we heart it, pinterest...), definam o tempo que vão estudar e a aplicação vai bloquear todos esses sites que escolheram. Assim, sempre que tentarem aceder aos sites durante o tempo que definiram, não vão conseguir.
No telemóvel, a aplicação Cold Turkey, dá apenas para definires um determinado tempo (mínimo uma hora, se não me engano) e a aplicação vai bloquear-te o telemóvel, impedindo-te de o utilizares até ao tempo acabar.


E foi tudo para o primeiro post de regresso às aulas. 

Eu este ano vou tentar fazer alguns posts diferentes dos do ano passado. Como disse na abertura deste post, a partir de hoje até ao primeiro dia de aulas vão haver dois posts por semana, um à segunda e um à sexta. Quero é já pedir desculpa caso, às vezes, nalgum dia haja um post diferente (sem ser de regresso às aulas). É que eu tenho vários posts agendados dedicados a esta altura do ano, mas como ainda não tenho os manuais e ainda não comprei a maior parte dos materiais, posso às vezes não poder fazer alguns dos posts e, por isso, ter de publicar outro tipo de posts.

E, como devem de ter reparado pela introdução, agora tenho uma nova maneira de começar os posts. A partir de agora, vou começar a abrir os posts com 'hey perfects' e, como devem de ter percebido, agora o nome dos leitores é 'perfects'. 
Esta foi uma ideia da nova parceira do blog, a Linda. Ela disse-me duas aberturas que poderia usar e eu dei a escolher a alguns de vocês, e a mais votada foi esta que estou a usar, por isso... Espero que gostem deste novo nome para vocês!

E, como já disse noutros posts, este blog não é apenas meu, também é vosso. Sem vocês este blog não seria nada. Por isso, digam o que gostavam de ver aqui e eu irei ver se posso fazer! Digam as vossas críticas e opiniões, o que mais têm gostado e qual o post que mais gostaram até agora. Isso iria ajudar bastante para o crescimento do blog!

E agora sim está tudo.
E aí, gostaram do post de hoje? Já estava na altura deste género de posts, não? Qual dica gostaram mais? Vocês têm alguma dica ou técnica de estudo que usem e que eu não tenha dito aqui? Então digam-me! Estou sempre disposta a novas técnicas!

Até segunda!

Sem comentários:

Enviar um comentário